A Faculdade Horizontina por meio do programa de Pós-Graduação oferece dois cursos de Qualificação no mês de dezembro: Sistema Toyota de Produção e Higiene Ocupacional Aplicada: Radiações.

O Sistema Toyota visa capacitar os profissionais para realizarem o cálculo de uma linha de produção, verificando pontos relacionados a balanceamento e nivelamento de produção, fluxo e métodos de produção. Outro aprendizado é sobre técnicas e metodologias que proporcionam uma otimização de processos com redução de custos e eliminação de perdas.

Esse conhecimento é indicado especialmente para engenheiros, técnicos, analistas da Qualidade e Processos e estudantes que tenham interesse nesta formação. O Curso de Qualificação é ofertado em parceria com o curso de MBA em Manufatura Enxuta e Sistemas da Qualidade, e será ministrado pelo mestre em Engenharia Metalúrgica e Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, Gil Eduardo Guimarães.

Entre os temas, estratégias de suprimento da linha de produção; manufatura convencional x manufatura enxuta; fluxo contínuo x produção por lote; técnicas e métodos do sistema Toyota de Produção, etc. As aulas acontecem nos dias 1 e 2 de dezembro e 8 e 9 de dezembro.

Outro curso, de Higiene Ocupacional: Radiações acontece nos dias 1 e 2 de dezembro e 15 e 16 de dezembro. A qualificação proporciona aos profissionais o conhecimento para a gestão dos riscos associados às atividades em que há exposição a radiações, a partir da identificação, monitoramento e definição de medidas de controle dos agentes ambientais.

O Curso pode ser aproveitado por engenheiros, arquitetos, técnicos em segurança do trabalho, tecnólogos em segurança do trabalho, higienistas ocupacionais, médicos do trabalho, enfermeiros e técnicos em enfermagem do trabalho, estudantes e demais profissionais das áreas afins.

No conteúdo abordado, temas como radiação ionizante, limites de tolerância, avaliação quantitativa, instrumentação e técnicas de medição, medidas de controle e instrumentação e técnicas de medição. O Curso é ministrado pelo físico, mestre em Meteorologia e Doutor em Física, professor Geovane Webler.