Um dos diferenciais do Curso de Engenharia de Produção da FAHOR é permitir aos estudantes o conhecimento prático e in loco, ou seja, conhecer experiências reais da aplicação do conhecimento adquirido na graduação. Nesse sentido, são desenvolvidas diversas atividades com empresas da região e, uma das que se destacam é a Brunning Tecnometal, de Panambi.

A participação do engenheiro da Brunning, responsável pela implantação do novo sistema de gestão na empresa, Fabrício Schmidt, tem sido destaque pela sua disponibilidade e auxílio na disseminação do conhecimento com base em “cases” de sucesso identificada em empresas, especialmente na Brunning. No cronograma de atividades desenvolvidas, ocorreu uma apresentação para duas turmas da EP, onde o profissional falou sobre Sistema Enxuto de Produção (lean manufacturing). Na oportunidade foi apresentado um case de sucesso pela implantação do Sistema Enxuto de Produção na linha de produção de tanques em alumínio da empresa. Em outro momento, o profissional abordou as estratégias de produção, intensificando a necessidade de formação técnica e de relações interpessoais para os estudantes.

Para o coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Sirnei Kach, é uma grande oportunidade para os alunos compreenderem as demandas do mercado de trabalho. “A seleção e manutenção de profissionais nas empresas, hoje, depende muito de proatividade e produtividade. Iniciando com estágios até a efetivação, sempre há uma necessidade da geração de resultados e atendimento imediato a demandas do cargo”, frisou.

Outra atividade que chamou a atenção dos estudantes foram duas visitas realizadas na empresa, no mês de novembro. Na primeira, puderam entender o sistema de planejamento e controle de produção, identificação a partir de demandas, capacidade de produção, otimização de processos e demais necessidades do planejamento.

Já no dia 11, outra turma da EP esteve em visitação na empresa e conheceu a Academia Brunning, um espaço destinado a treinamento e formação de mão-de-obra interna nos conceitos do Sistema Lean de Produção. Na oportunidade, os estudantes que, na maioria participam de um PIC (projeto de iniciação científica) na FAHOR, chamado Engenharia Lean, puderam desenvolver atividades de fabricação de tratores em miniatura aplicando em diversos cenários os conceitos da manufatura enxuta. “Esta última atividade teve especial resultado pelo envolvimento prático dos estudantes com base nas teorias apresentadas pelos docentes. Esta relação teoria e prática reforça o entendimento e torna os profissionais cada vez melhores, com qualificações melhoradas para aquilo que o mercado espera”, frisou o coordenador do Curso, Sirnei Kach.

Vale destacar que o engenheiro Fabrício Schmidt também atuará como docente numa disciplina do MBA em Sistemas da Qualidade e Manufatura Enxuta da FAHOR, que já está em andamento, na 2ª edição.