A disciplina de Engenharia da Qualidade é ministrada pelo professor Alejandro Germán Frank, que é graduado em Engenharia Industrial e Mestre, Doutor e Pós-doutor em Engenharia de Produção. O Curso acontece junto ao MBA em Manufatura Enxuta e Sistemas da Qualidade da FAHOR.

Alejandro Gérman Frank é também coordenador do Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da UFRGS, um trabalho de pesquisa que combina ferramentas de engenharia de produção com o objetivo de compreender as problemáticas organizacionais e desenvolver soluções práticas para as empresas. Entre os temas pesquisados estão: Gestão do desenvolvimento de produtos, gestão da inovação, gestão do conhecimento, gestão estratégica e organização industrial, entre outros.

No MBA realizado pela FAHOR, Alejandro trata sobre a Qualidade, um conceito que possui muitas dimensões e diferentes percepções pelos clientes. Esse entendimento por parte do cliente depende do que ele entende por qualidade e das expectativas que possui. “De maneira geral, entende-se a qualidade como o grau de atendimento aos requisitos do produto. Em Engenharia da Qualidade, consideramos esse conceito no ambiente dos processos produtivos. Avaliamos quanto os produtos produzidos se "afastam" do alvo estabelecido para suas características de produção. Para isso, usamos técnicas estatísticas que nos auxiliem a avaliar a probabilidade de produtos não atenderem esses requisitos por apresentarem um afastamento muito grande do alvo de fabricação.

A atenção que as empresas dão para a qualidade interfere em algumas situações, como explica o professor e tendem a colaborar principalmente na redução de custos de fabricação do produto.

“Primeiramente, empresas que cuidam da qualidade apresentam processos otimizados, o que leva a um menor desperdiço de recursos e, consequentemente, uma redução dos custos de fabricação. Isso tem um impacto direto na competitividade, pois a empresa pode oferecer seus produtos no mercado a um melhor preço por ter custos mais baixos. Por outro lado, empresas que investem em qualidade também investem na imagem do produto, na aceitação deste dentro do mercado. Isso permite que as empresas tenham uma melhor posição diante da concorrência, criando maior fidelização de clientes”, comenta Alejandro.