A aluna Deisy Mari Gerhardt, do segundo semestre de Engenharia de Alimentos da Faculdade Horizontina está atuando como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC, desde o mês de novembro. A acadêmica é orientada pela professora Dra. Marliza Beatris Reichert e pelos coordenadores do projeto, professores Jonas Diogo da Silva e Stephan Sawitski.

A pesquisa intitulada "Desenvolvimento regional sustentável: um projeto de pesquisa a partir de municípios dos Coredes Noroeste e Celeiro do Estado Rio Grande do Sul" está alinhada à linha de pesquisa da FAHOR "desenvolvimento regional, sublinha responsabilidade social e sustentabilidade". O principal objetivo é fazer um estudo para identificar as características socioeconômicas de cada município pesquisado relacionando-as com o contexto regional. Ao todo estão sendo analisados 15 municípios, com base em fontes confiáveis, como órgãos federais e estaduais.

Até o momento, Deisy e os professores coordenadores captaram dados teóricos, e a próxima etapa será sanar questionamentos por meio da pesquisa de campo. "Com a realização das pesquisas e conclusão do projeto, junto com os orientadores, serão produzidos artigos para publicação científica", comenta a estudante.