Existem dois ramos das ciências que se preocupam com as questões relativas aos fenômenos atmosféricos: a climatologia e a meteorologia. Mas qual será a diferença entre eles?

O professor de Física e Mestre em Meteorologia, Geovane Webler, explica que apesar de muitas vezes serem tratados como sinônimos, estes dois termos possuem significados muito diferentes. “O “tempo”, em meteorologia, está relacionado à previsão de curto prazo (algumas horas ou dias). Por isso, o termo “previsão do tempo” é usado nos meios de comunicação para indicar o comportamento do tempo nos próximos dias. Já o termo “clima”, indica o comportamento das variáveis meteorológicas (precipitação, temperaturas, etc..) em uma escala de tempo maior. A climatologia trabalha com médias de longo prazo, em geral, 30 anos”, explica Geovane.

Mas você sabe como é elaborada a previsão do tempo? De acordo com o professor Geovane as previsões de tempo são feitas usando informações de diversas fontes. “Os dados indicam o comportamento das variáveis meteorológicas (temperatura, chuvas, etc..) ao longo das últimas décadas. Além disso são feitas medidas de variáveis meteorológicas permanentemente. Essas informações são analisadas por programas de computador chamados modelos meteorológicos que, a partir da situação atual da atmosfera projetam o que acontecerá nas próximas horas. Essa projeção é feita com base em equações matemáticas. Então, um modelo meteorológico nada mais é do que um programa de computador que resolve as equações matemáticas que descrevem a atmosfera. Como a atmosfera é muito complexa (ela muda o tempo todo!), é normal que previsões do tempo de longo prazo não sejam tão exatas”, explica Webler.

Os órgãos que emitem informações mais confiáveis são o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CPTEC/INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Para a análise dessas informações é necessária a atuação do profissional meteorologista, que transforma os dados atmosféricos em previsão do tempo. “Este profissional precisa ter grande conhecimento em Física, Matemática, Programação e Geografia. Pode parecer estranho, mas o conhecimento em Geografia é importante, pois as condições de relevo são muito importantes e interferem no comportamento do tempo em uma determinada região”.