A meteorologia é uma ciência que, diferentemente do que muitos pensam não se ocupa apenas em fazer previsões de tempo. Esta ciência se faz presente em diversos aspectos da sociedade. Por sua importância no desenvolvimento de nossa região o professor de Física e Mestre em Meteorologia, Geovane Webler, explica a relação entre essa área e a agricultura.

É a climatologia, por exemplo, que indica a aptidão de uma região para o cultivo de determinada cultura agrícola. “Nossa região, por exemplo, possui características climáticas favoráveis ao cultivo da soja no verão. Isso não significa que em todos os verões o tempo será favorável ao desenvolvimento da soja. A ocorrência de uma estiagem pode afetar os índices de produtividade em alguns anos mas, em geral, isso não ocorre. Tem-se então uma região com clima favorável ao cultivo da soja”, destaca Geovane.

Espécies frutíferas, para citar mais um exemplo, possuem um clima para o qual apresentam maior e melhor produtividade. “Como nem sempre as condições de tempo são favoráveis, há variações na produtividade ao longo dos anos. Espécies como a uva, são especialmente sensíveis a efeitos climáticos. Variações mínimas em índices de luminosidade, intensidade de ventos e umidade causam grande influência na produtividade e características dos frutos”, comenta o professor.

Nos últimos anos tem aumentado a presença da meteorologia no dia-a-dia dos agricultores. O aumento da tecnologia associada ao processo produtivo faz com que a condição do tempo se torne um fator muito importante a ser observado nas propriedades rurais. As condições ideais para pulverização e colheita, por exemplo, são determinadas pela meteorologia. Quanto mais adequadas as condições do tempo, mais eficientes serão estes processos.