Vice-presidente da ABRUC, Ney José Lazzari, Reitor da UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari, conheceu pessoalmente a FAHOR - Faculdade Horizontina

Na tarde de sexta-feira, 19 de janeiro, o diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel e o vice-diretor, Marcelo Blume receberam a visita do professor Ney José Lazzari, atualmente reitor da Univates, de Lajeado e vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ABRUC.

Em seu roteiro pela região Noroeste, Ney esteve em Horizontina e apresentou a ABRUC e convidou a FAHOR para ingressar nesta importante entidade.

A Associação Brasileira é formada atualmente por 68 instituições de ensino de conceito 3 a 5, de todo o país. Seu objetivo é de desenvolver e integrar as Instituições Comunitárias e buscar sua excelência acadêmica, contribuindo nas reflexões e discussões a respeito do ensino no Brasil, de forma ampla.

Tanto é que a ABRUC fez um estudo do atual contexto do ensino superior, na conjuntura socioeconômica, política e tecnológica. De acordo com o estudo fica clara a rápida e ampla expansão do acesso ao ensino superior, ao mesmo tempo em que registram mudanças no perfil desse setor. “Observa-se a ampliação das relações da universidade com a sociedade, além da pesquisa e extensão, como serviços de assistência, desenvolvimento econômico, entretenimento, etc. Também destaca-se mudanças na prestação dos serviços acadêmicos, como cursos in company e a educação a distância, que surgem pela necessidade e exigências dessa nova sociedade”, diz o estudo. Além disso, a geração digital provoca alterações no modo de execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão bem como nos métodos de ensino-aprendizagem, em virtude das novas tecnologias.

Embora existam muitos pontos positivos existe uma preocupação da ABRUC em relação aos efeitos da conjuntura econômica do país, como a queda da renda da população, os ajustes e redefinições da política nacional de ensino superior e do padrão de financiamento e crédito do sistema, tendo em vista que o aumento de matrículas e o acesso ao ensino superior também se deve a esta estratégia.

Nesse sentido, a ABRUC quer tornar-se um espaço de articulação para garantir a voz de suas associadas e apoiar as iniciativas que ampliem a coesão interinstitucional e fortaleçam o segmento. O convite e as condições de adesão à ABRUC pela FAHOR serão analisados em Colegiado.

Em companhia dos diretores, Ney visitou as instalações do Campus, para conhecer melhor a FAHOR e ouviu atentamente os relatos sobre a Fundação Capacitar, nas palavras do próprio instituidor, Martin Mundstock o que lhe impressionou bastante. Também foram discutidos assuntos sobre as bases econômicas das regiões da FAHOR e da Univates, bem como os vários temas que impactam nas instituições comunitárias de ensino superior.

n1832