FAHOR lembra o dia do profissional do novo curso oferecido na instituição

Fazer uma carreira na área ambiental pode ser exemplo de uma tendência dos novos profissionais: ir além da busca por remuneração, status e segurança.

O sucesso subjetivo é orgulhar-se do trabalho que une os conhecimentos técnicos na aplicação de soluções que melhorem a vida das pessoas. Engenharia e gestão se abrem para atuações na área da educação ambiental, de conscientização, e também na pesquisa científica.

Engenharia Ambiental é o novo curso da FAHOR e traz essa oportunidade para os novos profissionais da região Noroeste, que buscam mais que um diploma, buscam transformar situações e pessoas na carreira que seguirem.

Uma pesquisa do Programa de Estudos do Futuro da FIA mostrou que a área ambiental é das mais promissoras e acena com profissões relativamente novas. O estudo também aponta que desde 2013 a procura por executivos de áreas ambientais cresce 5% ao ano.

Gestores e engenheiros encontram-se, por exemplo, na realização de estudos de impacto ambiental, que mapeiam em profundidade riscos sociais e ambientais de um empreendimento, prós e contras de se erguer uma hidrelétrica ou uma indústria e de fazer a transposição de um rio.

De acordo com a Bióloga e Coordenadora Adjunta do novo Curso, o estudante será preparado para exercer a profissão de Engenheiro Ambiental com competência no mercado de trabalho. “É um curso focado na formação técnico-científica, capaz de desempenhar as atividades com senso crítico, responsabilidade social, dentro dos princípios éticos, em um compromisso com o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico, a qualidade ambiental e o bem-estar da sociedade”, destacou a professora Dra. Marliza Reichert.