Você sabia que todas as Instituições de Ensino Superior (IES) possuem a CPA (Comissão Própria de Avaliação)? Esta comissão tem por finalidade realizar uma pesquisa entre alunos e colaboradores, e intermediar as demandas para a Direção e encaminhar aos setores responsáveis, para que sejam atendidas. Na FAHOR existe um grupo que trabalha nisso e coordena os resultados da pesquisa semestral, para que todos os encaminhamentos sejam feitos, na medida do possível.

A CPA da Faculdade Horizontina atualmente é presidida pelo professor Sirnei César Kach, além de estar composta pelo professor Stephan Sawitzki, pelo representante docente Luis Quitaiski, que representa o corpo técnico da Instituição, Tatiane Camargo, que representa os estudantes, e o empresário Darci de Godoy que representa a comunidade externa. A partir de 2018, a Comissão terá novos integrantes, que são representantes da ACIAP Ana Lucia dos Santos e da Sicredi Horizontina, Cleber Zingler e Rafael Dotto.

“Essa Comissão desenvolve um trabalho voluntário, uma formação exigida pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), para que essa tarefa seja uma autocrítica, construtiva para o processo de crescimento da Instituição. As contribuições por meio dos questionários propostos são de relevante importância, pois apresenta sob diferentes pontos de vista as necessidades que a Faculdade pode ter. Na oportunidade é avaliada toda infraestrutura, professores, cursos, oportunidade de contribuições e ações. A Comissão contribui na realização de reuniões, tabulação de dados das pesquisas e alinhamento da apresentação destes resultados ao público interno e Direção”, explica o professor Sirnei.

Neste ano a CPA recebe o auxílio da estudante Andressa Weber, estagiária da Instituição, não como integrante da comissão, mas atuando no suporte e organização do relatório para o triênio. No primeiro trimestre, é necessário o envio de um relatório com todas as demandas apresentadas bem como as ações executadas pela IES. Atualmente o MEC passou a exigir relatórios completos a cada triênio, trazendo um comparativo entre os três anos, especificando sobre os indicadores, apontando a evolução, as solicitações, críticas e ações realizadas.

Portanto, no início de abril, a CPA promoverá um seminário para apresentar os resultados do Relatório da CPA 2015-2017, à toda comunidade acadêmica, que desta vez poderá visualizar os dados comparados com os anos anteriores. “Este comparativo possibilita uma retrospectiva e verificação de dados para um novo planejamento no período seguinte, tanto pela CPA quanto Direção da Instituição. Portanto, há um grupo voluntário atuando e buscando soluções para as demandas da FAHOR, para que este espaço seja cada vez melhor. A contribuição de forma crítica e construtiva é relevante e de extrema importância. Fazer parte deste processo é muito construtivo e todos devem estar cientes disso", afirma o professor e presidente da CPA, Sirnei Kach.