A Faculdade Horizontina estimula a inovação e, na busca pela excelência em Engenharia proporciona mais novidades aos estudantes e às empresas parceiras, com a inauguração de dois laboratórios de Automação Industrial.

O Laboratório de Informática para Automação e o Laboratório de Automação Industrial são os mais novos investimentos da FAHOR em 2018, sempre com recursos próprios. Os ambientes serão utilizados especialmente pelos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Para o coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, Cristiano Rosa dos Santos, o que define a importância desses novos laboratórios é a capacidade de aprendizagem dos estudantes, com equipamentos de última geração e softwares de qualidade. “No Laboratório de Informática estão à disposição os mais novos softwares para programação e simulação, como por exemplo, software para simulação de CLP, software para programação em Linguagem C e simuladores de softwares de Mecânica”, explica. Destaca-se neste laboratório a parceria com a ABB, gigante de software de automação, que doou as licenças do RobotStudio para uso dos estudantes e professores da FAHOR.

Já o Laboratório de Automação Industrial, se apresenta como um espaço de desenvolvimento de ideias, projetos e produtos que vão além do uso em sala de aula, podendo ser utilizado pelas empresas que desejam ou necessitam investir em automação. A opção da FAHOR foi pelas CLPs em maletas, que podem ser levadas para cursos in company em empresas da região.

O Laboratório de Automação Industrial conta com equipamentos de CLP, equipamentos de pneumática e eletropneumática e bancadas de eletricidade industrial. “Os estudantes vão desenvolver exercícios, aulas práticas e principalmente vão testar o que aprenderam nas simulações de programação e de sistemas industriais em ambientes apropriados para isso, o que é imprescindível aos futuros Engenheiros”, destacou Cristiano.

Para a direção da FAHOR, depois do ano de 2017, de intensos investimentos em laboratórios e o novo prédio, tudo com capital próprio, iniciar 2018 com bons investimentos sendo entregues à comunidade acadêmica é uma demonstração do quanto a instituição se mantem em movimento, e acredita no seu desenvolvimento e em dias melhores para o Estado e para o Brasil.