Na noite de quarta-feira, 18 de abril, o Engenheiro da Bruning Tecnometal, de Panambi, Karl Benchimol do Nascimento, participou da disciplina de Ergonomia Avançada, ministrada pela professora Eliane Garlet.

O Engenheiro Karl especialista em Ergonomia e em Segurança do Trabalho apresentou aos estudantes de Engenharia de Produção sua experiência e vivência no mundo corporativo. Ele falou sobre como os problemas ergonômicos são encarados pelas empresas e os colaboradores e destacou formas de tornar o ambiente de trabalho mais produtivo. Algumas dicas são estimular e motivar para poder realizar as atividades, analisar o perfil e aptidões de cada trabalhador, de modo a ouvi-los e compreender como empresa e colaborador podem ganhar juntos.

“Karl buscou de uma forma dinâmica conduzir uma palestra que envolveu os alunos de tal modo, que eles falaram de suas realidades dentro das empresas e como ter uma visão mais abrangente de um processo como um todo”, afirmou a professora Eliane Garlet.

De acordo com o especialista, os métodos de melhoria do Sistema Lean preveem uma série de ações focadas na qualidade de vida do trabalhador, e muitos estudos já comprovam, e a experiência do engenheiro também confirma que as organizações que dedicarem seus esforços no bem estar do trabalhador e à melhoria de processos, terão consequentemente ganhos de produtividade. “A ergonomia nem sempre está ligada a esforço físico, mas sim ao cognitivo e organizacional”, frisou Karl.

O Engenheiro apresentou os benefícios do uso de sistemas de produção baseados na Lean Manufacturing mostrando que sua relação com a ergonomia melhora o ambiente de trabalho e provoca uma melhoria em cadeia, reduzindo custos, aumentando a produtividade do trabalhador, ganhando em ambientes e tarefas mais seguras, reduzindo acidentes de trabalho, entre outros.