O 1º Workshop de Lean Manufacturing trouxe para a FAHOR uma nova visão sobre a organização da produção e uma visão de futuro sobre esse desafio nas empresas.

O palestrante, engenheiro mecânico e mestre em engenharia de Produção Rogério Bañolas é sócio- consultor da Prolean, consultoria focada em Operações (logística, produção e PCP). Rogério Bañolas, comparou o sistema Lean como um espetáculo de Carnaval, onde o que se vê é a perfeição. “O espetáculo do carnaval é a realização de uma Visão, de um sonho de perfeição. Essa visão se torna realidade através do trabalho de pessoas comprometidas. Pessoas que trabalharam duro o ano inteiro nos barracões das escolas de samba. Ao contrário dos trabalhadores das fábricas e das operações logísticas, os componentes das escolas de samba pagam para desfilar, mas mostram uma motivação incomparável. Em termos de motivação e comprometimento nas nossas empresas, há uma lacuna, há um elo perdido. A construção da Visão Lean é o início de tudo. Sem isso, as forças da empresa não se alinharão em direção à Melhoria Contínua”, conclui.

O Workshop foi realizado na sexta à noite, com uma apresentação ampla sobre visão e valores dos Sistemas Lean e, no sábado pela manhã, com uma explanação mais aprofundada sobre os fatores de sucesso e a Sequência de Implementação do Lean Manufacturing, correlacionando a dimensão humana da mudança com as melhorias obtidas no case de uma empresa gráfica, onde o Lean foi aplicado. Além das ferramentas utilizadas para atingir os objetivos de melhoria, foram discutidos fenômenos comuns nos processos de implantação de sistemas lean em particular e nos processos de mudança, em geral.

Vale destacar que a decisão de concretizar alguma mudança precisa partir da direção da empresa e ser executada por todos os setores da empresa (de cima para baixo), embora devam ocorrer simultaneamente melhorias propostas pelo chão de fábrica (de baixo para cima). O diagnóstico, a análise da situação, é uma investigação sobre os problemas que ocorrem, por que ocorrem e como fazer para resolvê-los definitivamente, bloqueando suas causas. É um processo que leva de 4 a 8 semanas, dependendo do tamanho da empresa e sua manutenção é importantíssima e vai garantir a sequência dos resultados.

O Workshop foi acompanhado por 250 participantes e contou com a presença dos representantes das empresas patrocinadoras do Workshop, que foram: São José Industrial, Gráfica Rex, Tecnicon, Reiflex e Candeia Fundição e Usinagem e o apoio da Gráfica SR de Horizontina.

A organização do evento contou com o auxílio do Diretório Acadêmico da FAHOR e do Núcleo Socioambiental, que arrecadaram 88 peças de agasalhos e 13 kg de alimentos como forma de ingresso ao evento, e vai colaborar na Campanha do Agasalho deste ano.

n1931 1

n1931 2