Acadêmicos e professores do curso de Ciências Econômicas da FAHOR participaram da segunda edição do Encontro de Comércio Exterior - Encomex Mercosul, realizado em Porto Alegre, no Centro de eventos FIERGS, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2010.

O Encomex é um evento de caráter internacional, e possui como objetivo promover a aproximação entre governo e iniciativa privada, buscando soluções e alternativas para os problemas existentes no comércio exterior, assim como a aproximação dos países do Mercosul no comércio intra-bloco.

Na programação do evento foram realizados seminários, painéis, oficinas, e palestras proferidas por representantes dos setores públicos e privados do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e também a Venezuela, país que está em processo de adesão para se tornar membro pleno do bloco.

Este evento foi importante para os acadêmicos, pois estes puderam obter conhecimentos a respeito das iniciativas públicas e privadas para incentivo ao comércio entre países do Mercosul, e ainda verificar oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho para quem se identifica com o assunto.