Nessa semana a Faculdade Horizontina ressaltou aos seus estudantes, a importância do planejamento a curto, médio e longo prazo na vida pessoal e profissional. 

O engenheiro mecânico, mestre, doutor e PhD em Engenharia, Alexandre Baroni, compartilhou algumas atitudes suas que o levaram a seguir uma carreira alternativa e empreendedora, fazendo uma reflexão de como se relacionar com o mercado de trabalho, especialmente num futuro próximo. 

O principal foco apontado por Alexandre foi a reflexão sobre emprego e trabalho. “O mundo do trabalho mudou. As profissões mudaram, a demanda por produtos mudou. As diferentes tecnologias continuam chegando e mudando as funções desempenhadas em inúmeras empresas, de diversos setores. Se há demanda, alguém precisa realizar, mas como isso será feito? Por quem? As coisas vão precisar ser feitas, mas não da mesma forma”, afirmou Baroni.

Ele defende a ideia de que o emprego está acabando, porém, o trabalho continua existindo. “Tem uma palavra que até saiu de moda, mas eu gostaria que continuasse: empreender. Eu sou profissional empreendedor. Eu aprendi uma técnica, mas desenvolvi conhecimento de todo o processo. Por isso, descubram o que vocês gostam, descubram seu propósito e dominem totalmente esse assunto. Sejam os melhores nisso. Aprendam uma técnica, criem  método e depois, tenham uma estratégia. Nem tudo pode ser falado numa hora qualquer. Há momentos certos. Isso vale para a vida pessoal e na vida empresarial. Considerem isso e planejem a carreira de vocês, desde agora”, comentou Baroni. 

 Alexandre Baroni é fundador da BRN Metal, empresa focada em processos de Inovação em Metalurgia e indústria 4.0 e é especialista em implantação de Projetos de Indústria 4.0, Gestão Modular, Gestão de Portfólios e Projeto, Desenvolvimentos de Produtos e Estratégia de Manufatura. Com mais de 20 anos de experiência no Planejamento e Implantação de empresas do setor metalomecânico, também traz um novo posicionamento ao futuro da Engenharias, destacando a importância de ter foco, tanto em Cursos como na carreira profissional da engenharia. 

n2074 2

 

n2074 1

n2074 3