Na última reunião do Colegiado do Curso de Engenharia de Produção realizada no dia 15 de outubro, os membros desse órgão colegiado aprovaram novas medidas para serem implementadas já a partir do próximo ano.

Uma dessas medidas é a exigência do cumprimento pelos estudantes do curso de Engenharia de Produção de Atividades Complementares de Graduação – ACGs. Os estudantes a partir de 2011 terão que cumprir ao longo dos cinco anos do curso 40 horas de atividades extracurriculares. O coordenador Joel Tauchen explica que as atividades extracurriculares realizadas a partir da data de aprovação das ACGs, ou seja, 15 de outubro de 2010 poderão ser aproveitadas observando-se os critérios estabelecidos nas Diretrizes Gerais para as ACGs.

É importante frisar que também foi aprovado o escalonamento da obrigação dos aproveitamentos por parte dos estudantes da seguinte maneira. Os estudantes ingressantes em 2010 terão que cumprir até o final do curso 100 por cento da carga horária de ACGs, ou seja, 40 horas. Já os ingressantes em 2009 somente 75 por cento (30 horas), os ingressantes em 2008 devem cumprir metade da carga horária (50%) que é de 20 horas. Para os ingressantes em 2007 apenas 25 por cento (10 horas) do total de ACGs precisam ser cumpridas. As viagens de estudo com visitas técnicas também poderão ser aproveitadas como horas complementares. Leia as Diretrizes Gerais para ACGs no link "Documentação" na página inicial do site.

Outra medida importante aprovada foi a inclusão na estrutura curricular do curso de Engenharia de Produção de uma nova disciplina de caráter obrigatório no nono semestre. O componente curricular será inserido na disciplina de Tópicos Especiais I, intitulado "Preparação para o TFC" – EP28 tem por objetivo geral capacitar o aluno à elaboração do projeto para o Trabalho Final de Curso – TFC bem como o Plano de Estágio Curricular Supervisionado e melhorar a qualidade dos trabalhos de final de curso. O novo componente curricular servirá de pré-requisito para o componente Trabalho Final de Curso – TFC – EP31 e, ao final do mesmo o estudante deverá ter concluído o Projeto de TFC e o Plano de Estágio.

Segundo o coordenador do curso, professor Joel Antônio Tauchen, "essas duas medidas importantes além de contribuir para a melhoria da qualidade servem para aprimorar nosso curso em convergência aos requisitos exigidos pelo sistema de avaliação do INEP/MEC".