n2105 2

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. 

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL na FAHOR são desafiados anualmente a participar da competição, que reúne estudantes de diversas instituições e promove a avaliação comparativa dos projetos. Nos dias 12 a 14 de outubro foi realizada a 16º Baja Regional - Etapa Sul 2018, que ocorreu na cidade de Pato Branco –PR. Foi a primeira competição da nova equipe, que apresentou o Baja VI. 

A equipe relata que no dia 12, teve a execução da primeira avaliação da competição, na qual são avaliados os requisitos de segurança, onde os juízes observaram se o veículo estava de acordo com as normas estabelecidas. Após a aprovação neste quesito, os juízes andaram com o veículo para realização dos testes finais do dia, como por exemplo: ergonomia do veículo, conforto, direção, frenagem, etc.

No dia 13 foram realizadas as provas dinâmicas, que são compostas de provas de aceleração, suspensão e tração, manobrabilidade e resistência, na qual se teve o parecer de que carro estaria disposto a competir na próxima prova. 

No dia 14, teve a última avaliação, na qual o veículo foi desafiado a realizar a prova do enduro de resistência, na qual ele realiza voltas na pista por um total de três horas, divididas em duas partes de uma hora e meia cada, com trinta minutos de intervalo.

“Nossa equipe acabou enfrentando um problema na transmissão do veículo, na qual não conseguiu participar 100% da prova do dia 14. Mas o que pudemos observar  foi o ganho de aprendizado que se teve, tanto com juízes da competição, como com integrantes de outras equipes. Outro ponto perceptível na competição a ser destacado, foi a união entre os integrantes da Equipe Sinuelo, demonstrando assim, uma equipe focada pelo sucesso, buscando entre uma e outra prova as melhorias exigidas na competição”, destacaram os membros da equipe. 

Desde o retorno, a equipe Baja Sinuelo está empenhada em melhorias no carro off road e preparando-se para a próxima competição, que acontece entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2019.

Veja mais fotos clicando neste álbum.

n2105 3 n2105 4

n2105 1