Na última terça-feira dia 07 de Dezembro, a turma EP2008, da Engenharia de Produção da Faculdade Horizontina, realizou visita técnica da disciplina de Ergonomia na unidade de Horizontina da John Deere Brasil.

O objetivo foi apresentar como a unidade gerencia a Ergonomia dentro de seu sistema de produção onde convergem determinantes da estratégia de negócio relacionando os aspectos humanos do trabalho. Houve a demonstração de métodos/ferramentas de avaliação ergonômica bem como apresentação de diversos projetos de ergonomia realizados pela Engenharia de Manufatura – PDP (desenvolvimento de novos produtos e processos) e também projetos criados por iniciativas dos funcionários suportados pelos Grupos de Melhoria Contínua. Abordaram-se informações sobre o uso do software VisJack e a demonstração fotográfica de um laboratório virtual para análise ergonômica em realidade virtual como forma inovadora para projetar soluções ergonômicas.

Para encerrar a visita, visitaram as áreas industriais (montagem, solda, primários, pintura) visualizando as soluções ergonômicas implementadas.