A parceria pelo desenvolvimento entre a FAHOR e Renault tem trazido mais motivação para os estudantes da FAHOR, que possuem desde a chegada do veículo Captur, um novo espaço para testar seus conhecimentos.

O veículo está à disposição dos estudantes e professores e na disciplina de Ergonomia Avançada, ministrada pela Engenheira de Produção e professora Eliane Garlet, os estudantes do curso de Engenharia de Produção analisaram os aspectos ergonômicos do veículo.

De acordo com o relato da turma o objetivo foi observar os ajustes para o bem-estar do consumidor, oferecidos nessa versão do veículo. Um dos aspectos foi observar, por exemplo, os ajustes dos bancos para um dos estudantes que mede 1,83 de altura e outra estudante, que mede 1,62 de altura. Os acessos aos controles do veículo no painel, a localização de cintos de segurança no banco traseiro e análise do espaço interno com ocupação total de 5 pessoas.

“A possibilidade de verificar esses detalhes na hora em que estamos estudando alguns conceitos é o torna esses projetos tão interessantes no mundo acadêmico e aqui os estudantes percebem a importância de considerar a ergonomia na hora de projetar um veículo. Muitas vezes em busca de um design arrojado, de menor custo abre-se mão da ergonomia ou do conforto do usuário. E essa compreensão  é perceptível num momento como esse, quando eles mesmos chegam no carro, experimentam, e sentem-se como um consumidor, afinal, toda a dedicação e trabalho dos engenheiros é para atender as pessoas, o consumidor final, que deseja ter à sua disposição produtos de alta qualidade e que atendam às suas expectativas”, comentou a professora Eliane. 

n2186 1

 

n2186 2