A FAHOR tem participado ativamente das ações do Arranjo Produtivo Local (APL)  Leite contribuindo nos aspectos de gestão e desenvolvimento regional e nas áreas das engenharias, ligadas aos cursos oferecidos pela instituição.

Nesse dia 5 de julho, a FAHOR esteve representada pelo professor e administrador, Jonas Silva, na Oficina de Planejamento do setor para toda a região Noroeste.

O encontro foi realizado no Auditório da Setrem, em Três de Maio, onde participaram também representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Integração Nacional, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Embrapa, Emater, Fetag, indústrias do setor lácteo e técnicos das secretarias municipais de agricultura dos municípios que integram o APL.

De acordo com o professor da FAHOR, Jonas Silva, uma das pautas do encontro foi a aprovação de três novos municípios ao APL. Giruá, Ubiretama e São Paulo das Missões se somam aos 20 integrantes do Corede Fronteira Nororeste que já integram o APL.

Outra decisão foi a definição de um foco de atuação do APL para os próximos anos, que será a consolidação da cadeia do leite na região voltada a sustentabilidade, nos aspectos econômico, social e ambiental. “Para isso, será criado um banco de projetos que serão implementados com ações voltadas às necessidades de toda a cadeia, desde insumos, manejo e gestão da propriedade, industrialização e comercialização do produto”, explicou o professor.

n1987 1

n1987 2