A estudante do Tecnólogo em Gestão Financeira da FAHOR, Karine Roglin, já empreende como uma franqueada da Mais Natural, em Horizontina. Durante a disciplina de Gestão Empreendedora, ministrada pela professora Cátia Felden Bartz, os estudantes foram desafiados a construir um Plano de Negócios e, a acadêmica aproveitou a oportunidade para colocar a atividade em prática. O objetivo foi ampliar a lucratividade de sua franquia, por meio da introdução de um novo produto, as "Kombuchas", que é uma bebida feita a partir da fermentação do chá.

A implementação do Plano de Negócios na prática foi um sucesso e, em dois dias, o estoque do produto foi totalmente vendido. “Durante as aulas, a professora Cátia nos conduziu, primeiramente, para o processo de ideação e nos apresentou a ferramenta Canva, posteriormente elaboramos o Plano de Negócio e percebi que poderia aumentar as minhas vendas com novos produtos e, o escolhido foram as Kombuchas”, comenta Karine.

A professora Cátia explica que a estudante aproveitou o conteúdo da disciplina, para aplicar em seu empreendimento e refazer seu Plano de Negócios. “O processo de ideação Canvas é uma ferramenta que desenvolve a criatividade e a inovação, já o Plano de Negócios é uma ferramenta mais detalhada, com números mais exatos. Com este novo produto, a Karine pode calcular os investimentos, receitas e custos da empresa dela, bem como rever outros investimento e processos” explica a docente.

Cátia também é coordenadora do Horizonte Ambiente Empreendedor, a Incubadora Tecnológica da FAHOR, mantida em parceria com a Administração Municipal de Horizontina e do NAEMP (Núcleo de Apoio Empresarial). Este espaço é destinado a empreendedores que querem desenvolver novas ideias e também para prestar auxílio a empresas já existentes. Os empresários que desejarem receber este tipo de consultoria, como as atividades realizadas na disciplina de Gestão Empreendedora, podem entrar em contato com a professora Cátia, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 3537 7784.

n2223 1

n2223 3