As acadêmicas do curso de Engenharia de Produção da FAHOR, Andressa Raquel Weber e Andressa Strey, orientadas pela professora Ivete Linn Ruppenthal, tiveram um artigo publicado no livro “Gestão da Produção em Foco”, da Editora Poisson. A pesquisa já havia sido apresentada no SIGEPRO (Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção) e foi convidado para compor um capítulo do livro.

O artigo intitulado “Elaboração de Rede PERT/COM no processo de confecção de camisas: um estudo de caso” foi desenvolvido na disciplina de Pesquisa Operacional Avançada, ministrada pela professora Ivete. “Este foi um trabalho realizado em aula, em que as acadêmicas identificaram um problema em uma empresa e aplicaram uma das técnicas de Pesquisa Operacional para apresentar uma solução”, explica a docente.

As estudantes e a docente explicam que o estudo foi baseado na análise da sequência de atividades e, após isso, a definição do caminho crítico. “Como resultado, apresenta-se qual é o caminho de atividades mais longo, onde a demanda de tempo é maior, para que a empresa possa conhecer qual é o gargalo da produção, bem como, realizar um planejamento de otimização do processo. Por meio da análise da rede foi possível identificar o tempo máximo para a confecção de uma camisa, podendo assim estimar o tempo dos lotes e evitar atrasos nas entregas”, afirmam as autoras.

No artigo produzido, as autoras puderam utilizar os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula, na prática e em uma situação real, dentro de uma indústria. “Para a FAHOR e para os docentes, isso mostra a importância de poder aplicar os conteúdos nas empresas e deixar os estudantes preparados para o mercado  de trabalho, pois assim, eles estarão aptos para identificar problemas e apontar soluções”, comenta Ivete.

O livro é digital e pode ser acessado pelo link: https://poisson.com.br/2018/produto/gestao-da-producao-em-foco-volume-34/

n2235 1

Ivete e Andressa Weber

n2235 2

Andressa Strey