n2237 1

O programa de Monitorias da FAHOR oferece oportunidades aos estudantes que precisam de ajuda para entender melhor os conteúdos e para quem se dispõe a ajudar os colegas a compreenderem melhor os conteúdos.

Enfim, todos os estudantes saem ganhando: quem recebe ajuda para melhorar as notas e o currículo e aqueles que se voluntariam a serem Monitores, ganham ACGs, que são indispensáveis para a conclusão do Curso.

As inscrições para o programa de Monitorias estão abertas e o estudante de Engenharia Mecânica, Darlan Scheid, compartilha sua experiência de monitoria, a fim de incentivar os demais colegas nesta atividade, já que em algumas disciplinas, faltam monitores.

“O que acontece é que muitos estudantes ficam com receio de serem monitores, pois pensam que precisam saber tanto quanto o professor, mas na verdade não é bem assim. É preciso ter um bom domínio sobre a matéria a ponto de conseguir ajudar os colegas e tirar as dúvidas dos mesmos, e caso surja alguma dúvida do monitor, os professores sempre estão auxiliando e acompanhando a gente”, explica Darlan.

Ele conta que participa do Programa desde o 3º semestre e já auxiliou colegas em disciplinas como Cálculos 2 e 3, Estática para Engenharia e atualmente, Física 1 e Cálculo 3. “Acredito que o maior benefício das Monitorias seja a satisfação de poder ajudar e tirar as dúvidas dos alunos que realmente têm interesse em aprender. Além do mais é uma forma de você perder o medo de falar em público, fazer novas amizades, adquirir experiência como “professor”. Eu penso em fazer um Mestrado, talvez ser professor e assim eu já aprendo um pouco como vai ser lecionar em sala de aula. E sem dúvida, se aprende muito ensinando os outros e buscando sempre resolver os problemas, e as dúvidas que aparecem”, afirma Darlan. 

A psicóloga e professora Aline Riffel, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico explica que para ser monitor é preciso ter concluído a disciplina com um bom aproveitamento, preferencialmente acima de 8,0; ou estar cursando com um bom aproveitamento, com aval do professor titular. O estudante destaca também o retorno em ACG, que soma para o currículo. As horas de dedicação, estudo e preparação para a Monitoria são contabilizadas, por isso, ao prestar Monitoria de 1 hora, o estudante recebe 4 horas de ACG. “O monitor recebe até 40 horas de ACGs, pois o ideal é até 10 encontros com os alunos da turma. Para isso são feitas listas de presenças e relatórios, assinado pelo monitor e pelo professor da turma”, informou Aline.

Aos estudantes que pensam em ser monitor, mas estão indecisos, Darlan afirma que vale a pena a experiência. “Não fiquem receosos, pois é uma experiência muito boa e que vale muito a pena. Vocês não só ensinarão os outros, como vão aprender muito junto dos colegas”.

n2237 2