Iniciativa da FAHOR prevê o aprimoramento dos processos nas cadeias produtivas

 

n2244 1

n2244 2

A tarde de quarta-feira, 24 de abril de 2019, ficou marcada pelo anseio regional de ampliar negócios relacionados à indústria de alimentos e bebidas.

No Auditório do Horizonte Ambiente Empreendedor, em Horizontina, reuniram-se lideranças de dez municípios da região Noroeste e Celeiro, sendo eles representantes do Poder Público, entidades, cooperativas e Associações Comerciais e Industriais, com o objetivo de fortalecer a indústria de alimentos e bebidas, por meio do aprimoramento dos processos de gestão, produção, produtos e serviços nas cadeias produtivas.

Os representantes foram recebidos pelos professores da FAHOR, Jonas Silva, Cláudia Verdum Viegas, que coordena o Curso de Engenharia de Alimentos da FAHOR, e do vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, que apresentou a proposta do encontro.

Algumas informações importantes da região foram compiladas pelos professores dos cursos de Ciências Econômicas e de Engenharia de Alimentos e apresentados ao grupo. Um dos desafios que se apresenta é o consumo mundial de alimentos, que terá um aumento de 35% até 2030 e de 60% até 2050 (ONU, FAO Agricultural Development Economics Division, 2012). Este aumento no consumo deve-se ao crescimento populacional, aumento da expectativa de vida, redução da pobreza e busca por uma vida mais saudável, o que levará a um aumento no consumo de alimentos funcionais, alimentos com maior validade, novas fontes de proteínas, embalagens inteligentes, linhas especiais de bebidas, etc (FIESP/CIESP, 2018).

“Já a demanda global por alimentos e o potencial da indústria de alimentos e bebidas já existente na Fronteira Noroeste e região Celeiro do Rio Grande do Sul trazem um desafio e uma oportunidade: o desafio de modernizar os processos produtivos, de gestão e de comercialização de um lado, e de outro, a oportunidade de um trabalho conjunto visando o fortalecimento da cadeia”, destacaram os professores.

O técnico de atendimento do Sebrae, Cássio Fridriczewski também acompanhou o encontro e apresentou as soluções do Sebraetec para auxiliar em algumas demandas das indústrias, como rótulos, marcas, pesquisas, entre outras áreas que podem receber consultorias e acompanhamento técnico para chegar ao mercado consumidor.

Ao final, com a colaboração e sugestão de todos os representantes, foram criados grupos de trabalho para construir ações conjuntas para as diferentes etapas das cadeias produtivas de alimentos.