Números foram apresentados em prestação de contas do Horizonte Ambiente Empreendedor 

 

 

O Horizonte Ambiente Empreendedor é o espaço de promoção de ideias inovadoras que podem se transformar em negócios.  Para isso, oferece estrutura física com Auditório, uma sala de coworking, além de quatro salas disponibilizadas para abrigar o escritório das futuras empresas. Por meio de convênio com a FAHOR e Sebrae oferece consultoria gerencial e técnica para o bom desenvolvimento das novas empresas, que podem permanecer neste espaço por até 2 anos do início das atividades.

O Horizonte Ambiente Empreendedor existe com o apoio da FAHOR e do Município de Horizontina, e, por se tratar de investimento público, a coordenadora da Incubadora, professora Cátia Felden Bartz e o vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, apresentaram ao Poder Púbico Municipal a prestação de contas do HAE, que está registrado desde 2015 na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e na Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação. 

De acordo com o relatório apresentado, foram realizadas 16 oficinas de qualificação empresarial; Oficinas de Capacitação: Gestão de Pessoas e Lideranças; Compartilhamento de experiências de empreendedores com estudantes, entre outros. “Nos últimos anos, registramos um faturamento de 2,5 milhões de reais entre as cinco empresas incubadas, pois são  empresas com alto valor agregado. Porém não trabalhamos apenas para as empresas incubadas. Aquelas empresas que demandam melhorias em processos, em seus produtos, em ponto de venda, em capacitação e consultorias, oferecemos esses serviços via Sebraetec, o qual já injetou mais de 60 mil reais nos últimos anos, atendendo às demais empresas”, comentou Cátia Felden Bartz. 

Também foi destaque a empresa Orgreen, uma das primeiras empresa incubadas, que com o apoio do HAE, conseguiu desenvolver projetos, e captar 200 mil reais, com recursos subsidiados pelo Edital de Inovação do Sebrae, em 2016. O recurso, além de fomentar o desenvolvimento da inovação, também propiciou  uma viagem de pesquisa para a Alemanha.

Além de incentivar esses novos negócios, o HAE prepara e desenvolve o empreendedorismo de forma geral, atuando na preparação de jovens para o mercado de trabalho futuro, desenvolvendo neles as habilidades e suas capacidades inovadoras, bem como trazendo cursos de capacitação para auxiliar o empresário a desenvolver suas ideias. Nesse sentido, os parceiros como a FAHOR, ACIAP, o Município, o Sebrae, as Aceleradoras, Sicredi, Tecnicon e escritórios de contabilidade Diário, Essent e Ecol, auxiliam nessa tarefa de potencializar o empreendedorismo no interior do estado.

n2247