O relacionamento entre a Faculdade Horizontina e empresas ao longo dos anos tem permitido um conhecimento diferenciado aos seus estudantes, tendo em vista as oportunidades de conhecer aspectos internos das empresas mais inovadoras da região Noroeste.

Tem sido contínua a experiência dos estudantes de Economia, Gestão Financeira e das Engenharias da FAHOR dentro de empresas, seja para conhecer, para estagiar ou viver experiências como a do Focus Kaizen 4.0, que visa ampliar os processos de melhoria de uma indústria metalmecânica. 

Na disciplina de Manutenção Industrial, ministrada pela professora Eliane Garlet, estudantes de Engenharia Mecânica e de Produção conheceram bem de perto como funciona todo o setor de Manutenção da John Deere, seus impactos nos clientes internos e externos, além, de equipamentos, sistemas de gerenciamento e práticas adotadas. 

Com o auxílio dos estudantes da FAHOR que já atuam no setor de Manutenção, Odair Govaski e do supervisor Ademir Wiprich, e também do engenheiro de Manutenção Eduardo Fernandes, uma das aulas foi realizada no Auditório da multinacional, com a presença dos profissionais que compartilharam as atividades do dia a dia no setor.

Segundo destacou a professora Eliane Garlet, os profissionais destacaram os indicadores de manutenção, os problemas que ocorrem na prática e soluções apresentadas, equipamentos de análise de manutenção e mostraram o impacto disso para os clientes internos e externos.

“Os estudantes observaram esses conceitos de uma forma muito prática, com exemplos de situações reais e de como esse setor é importante na gestão dos processos. Eles puderam observar uma Sala de Monitoramento e puderam conhecer de perto esses aspectos que muitos engenheiros só conhecem quando chegam ao mercado de trabalho. Entendemos que essa foi uma visita inovadora, nesse sentido, devido ao horário disponibilizado aos estudantes, para que todos pudessem acompanhar esse momento e um contato muito próximo com os profissionais que atuam diretamente nesse setor e têm muito a colaborar com os estudantes”, afirmou a professora.

n2298 3

n2298 2

n2298 1