n2300 1

Uma comitiva formada pelos professores da FAHOR, Marcelo Blume e Sirnei Kach e professores Antônio Ternes e Nedisson Gessi, da FEMA, cumpriram uma extensa agenda em Posadas, capital da província de Missiones, Argentina e Encarnación, capital da província de Itapua, durante os dias 20 e 21 de junho. 

Em Posadas o grupo conheceu o  Polo Tecnológico de Misiones, uma estrutura completa para estímulo e fomento a projetos de inovação na indústria que surgiu com o objetivo de incorporar novas tecnologias à matriz produtiva de Misiones. O espaço foi planejado para projetar a Província para o futuro, fortalecendo a indústria do conhecimento.  

Para o vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, o Polo Tecnológico está muito bem localizado, na entrada do Parque Industrial de Posadas, uma área de 112 hectares, que fica as margens do rio Paraná e ao lado do Aeroporto da capital. Na área está sendo construído um porto e se instalando indústrias de diversos ramos que incorporam novas tecnologias. “Há empresas de energia, construção civil, eletrônicos, alimentos, além de laboratórios de análises e a Incubadora de negócios de Base Tecnológica, com espaços de coworking, escritórios para empresas incubadas. O Polo TIC oferece ainda, de forma gratuita, cursos para a comunidade e pessoas ligadas às empresas instaladas no Parque e na Incubadora”, destacou. 

A comitiva de professores foi recebida  pelo Diretor Geral de Indústria da Província de Misiones e coordenador do Polo, Lucas Aníbal Romero, que já se comprometeu em visitar a FAHOR e a FEMA nos dias 9 e 10 de setembro. Na visita e troca de informações sobre experiências na área tecnológica, realizadas na região Noroeste do Rio Grande do Sul e em Misiones, foram identificadas várias oportunidades de parcerias e interação entre o Horizonte Ambiente Empreendedor, em Horizontina e o Polo TIC de Posadas.

 

n2300 2

n2300 3