Os professores da FAHOR, Sirnei Kach e Marcelo Blume, juntamente com os professores Antônio Ternes e Nedison Gessi, da FEMA estiveram visitando algumas instituições de ensino e participaram também de eventos de pesquisas e reuniões administrativas na Argentina e Paraguai, nos dias 20 e 21 de junho.

Uma das instituições visitadas foi a sede da Universidade de La Cuenca del Plata (UCP), de Posadas. A instituição possui oito sedes, sendo que a central fica em Corrientes, capital. Os professores brasileiros foram recebidos  pela Direção da sede de Posadas, coordenadores de Cursos de graduação, coordenação da Pós-Graduação e coordenação de Relações Institucionais.

O grupo iniciou com um tour pelos ambientes da UCP de Posadas, que possui cursos presenciais e à distância, conheceu as salas de aulas, laboratórios, biblioteca e ao final, reuniram-se para tratar  possibilidades de intercâmbio de pesquisas e trocas de experiências.

O professor Marcelo Blume relatou que as instituições se apresentaram inicialmente, sobre sua constituição e cursos de graduação, bem como os principais projetos, sendo que na sequência  estabeleceram compromissos para iniciar atividades de integração entre os cursos, prospecção de atividades em comum, pesquisas e projetos envolvendo estudantes e docentes, bem como a participação em eventos das três instituições. “Um dos projetos que deve ser priorizado é o estudo comparativo da tributação sobre renda e o consumo nas regiões de abrangência, o que pode contribuir com as discussões sobre a reforma tributária, necessária em ambos os países para destravar as economias”, destacou Blume.

n2301 1

n2301 2

n2301 3