O engenheiro Mecânico e pós-graduado em Administração, João Batista Scarello de Azeredo foi o profissional convidado para participar de uma aula na Faculdade Horizontina. O profissional esteve com a professora e engenheira Civil Fernanda Dresch, na disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho, falando com estudantes de Engenharia de Produção. 
Ao contextualizar a relação entre ergonomia e segurança do trabalho, o engenheiro João Batista destacou que esse cuidado, nunca deve ser deixado de lado pelos seus impactos na vida pessoal, da equipe, e também das empresas. “A ergonomia e a segurança são itens que não podem ser negligenciados. Por isso é importante uma gestão integrada e abrangente, pois assim é possível analisar todos os aspectos desde o desenvolvimento de um produto, equipamento ou numa linha produtiva, visando a integridade de todas as pessoas inseridas no processo”, destacou ele.
A manutenção da segurança deve ser frequente, pois, especialmente em trabalhos ou ações repetitivas, a rotina pode levar a uma falta de atenção e causar problemas. “É importante também o treinamento e educação de todos, que seja fora do ambiente rotineiro, para que tenham essa visão integrada de forma contínua e para a manutenção dos processos de segurança”, comentou João Batista.  

n2309 1

n2309 2