A FAHOR e o Horizonte Ambiente Empreendedor comemoram a aprovação de dois projetos de inovação na 1ª fase do Programa Centelha da FAPERGS.

Sendo edital de inovação, os projetos possuem termo de confidencialidade, e por isso não são permitidas muitas informações sobre eles. Entretanto, um dos projetos é do grupo formado por estudantes e egressos da FAHOR, tendo a equipe composta pelo estudante de Engenharia Mecânica, Lucas Fabiano Cordeiro, egresso de Engenharia Mecânica, Eduardo Breitenbach Camargo e a egressa do Técnico em Contabilidade do CFJL, Helin Taina Kohnleain. O grupo informa que ainda é o começo da seleção, mas que já se alegra em estar entre os 200 melhores do Estado.

Conforme explica a coordenadora do Ambiente Empreendedor, professora Cátia Felden Bartz, esta é a primeira de muitas etapas classificatórias, mas já é motivo de comemoração. “Isso mostra que alguns requisitos exigidos no Programa, foram atendidos, como a escalabilidade, a inovação e o conhecimento técnico a respeito da ideia apresentada. Além disso, a oferta da disciplina de Gestão Empreendedora, Projetos de Produto, Seminários de Inovação e Workshop de Elaboração de Projetos, em toda a grade de ensino também colabora para que nossos estudantes consigam visualizar boas soluções para aquilo que percebem no dia a dia do mercado de trabalho e no mundo acadêmico ”, comentou Cátia. 

O Programa Centelha oferece recursos não reembolsáveis para estimular o empreendedorismo inovador por meio do desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e apoiar a  geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado do Rio Grande do Sul.

n2349