O projeto de pesquisa  “Monitoramento da qualidade da água dos Lajeados que compõem a Bacia Hidrográfica de Horizontina”, já é desenvolvido na Faculdade Horizontina desde o ano passado e neste mês de agosto, recebeu aprovação pela Fapergs para adquirir novos equipamentos para a pesquisa.

O projeto é coordenado pela professora Doutora, Marliza Reichert e tem a participação dos professores dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental e Engenharia Química. O grupo de professores é composto ainda por Darciane Kerkhoff, Claudia Verdum Viegas, Janice Zulma Francesquett e pelo estudante, bolsista, Jalan Biondo Pagani.

O projeto vai receber um aporte de 25 mil reais que serão utilizados para adquirir novos equipamentos de análise de água.

O presente projeto se justifica devido à inquietação diante da necessidade de se manter um acompanhamento permanente das condições das águas dos Lajeados da microbacia hidrográfica do município de Horizontina, tendo em vista que a pesquisa já foi iniciada e é importante dar sequência a este trabalho, comparando resultados e planejando ações, se necessárias. “A partir da identificação dos locais críticos de poluição, serão propostas medidas para planejamento e preservação da qualidade destes recursos hídricos. Espera-se que no futuro a população tenha acesso a uma água de qualidade com pouco tratamento, garantindo uma maior qualidade de vida”, destacou a professora Marliza.

n2356