Estudantes e professores do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR participaram do 3º Encontro de Economia, no sábado, dia 24,  que reuniu economistas de renome para discutirem temas, como o acordo do Mercosul com a União Europeia, o papel dos bancos de desenvolvimento na atualidade, a transformação digital, a profissão de economista e mercado de trabalho, entre outros assuntos. A palestra de abertura foi proferida pelo Economista-Chefe da Fiergs, André Nunes de Nunes, que abordou o tema “O Acordo de Livre Comércio Mercosul-UE e as perspectivas para a indústria”. 

O economista apresentou, também, uma radiografia da situação comercial do Rio Grande do Sul com os países da comunidade europeia e falou dos benefícios que o Estado terá com a ampliação do comércio com esses países. “Para o Rio Grande do Sul, o Acordo é mais positivo do que para os outros estados brasileiros, principalmente pela sua maior inter-relação com o agronegócio, setor em que o País possui maior ofensividade no Tratado”, disse. Encerrou sua explanação apresentando uma análise histórica, por setor, do comportamento comercial da indústria brasileira e de suas dificuldades para aumentar a competitividade no comércio internacional.

Entre outros temas, destaque para a profissão do economista e o mercado de trabalho, onde a economista, doutora em Economia Aplicada pela UFRGS, Patrícia Palermo falou sobre a sua carreira profissional. Dirigindo-se aos estudantes, disse: “Aprendam línguas, programação e comuniquem-se bem, na fala e na escrita! Existe um desafio muito grande para os economistas, que é falar uma linguagem que as pessoas possam entender”, explicou. Outra questão destacada pela economista foi o empenho. “Esforcem-se porque, a partir daí as coisas boas começam a acontecer. Não interessa o que vocês façam, façam da melhor maneira possível, sempre! Quando fazemos algo com excelência, passamos a chamar a atenção”, complementou. 

Ao final do evento, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON),  o presidente Rogério Tolfo encerrou o III Encontro de Economia, agradecendo a presença de estudantes e professores de diversas instituições do interior do Estado, como a FAHOR, em nome do coordenador do Curso, Stephan Sawitzki. 

Fonte: CORECON/RS

n2365

n2365

A esquerda, o coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR, Stephan Sawitzki, junto dos demais representantes das Instituições de ensino no evento