A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto. Na terça-feira, dia 27, professoras, alguns estudantes e voluntários da APAE de Horizontina estiveram no Campus da FAHOR para apresentarem seus serviços.

Os acadêmicos foram recepcionados com experiências sensoriais, onde a equipe da APAE buscou representar as dificuldades que as pessoas com deficiências enfrentam no dia a dia e que para a grande maioria das pessoas, são coisas simples.

“Usamos o aspecto sensorial porque são coisas simples, como o tato, o cheiro, a visão e a locomoção, e que se mostram muito difíceis para outras desenvolverem e para que assim, possamos dar valor. Neste ano, refletimos muito sobre a sorte. Para nós, sorte é poder contar com nossos voluntários, é estar aqui falando com os jovens acadêmicos. Para outros, sorte é poder ir e vir com as próprias pernas, sorte é poder estar perto de quem gosta”, comentou a professora Elidiane Saueressig. 

A professora também fez um alerta aos jovens estudantes e também para quem já tem filhos ou planeja ter, sobre a importância de acompanhar a saúde dos bebês,  e realizar diagnósticos o mais cedo possível. “Quanto mais cedo os casos de deficiências chegarem até o serviço de atendimento especializado, melhor será a qualidade de vida dessa pessoa. Existem diversas maneiras de conduzir os tratamentos, e aqueles que iniciam mais cedo, se desenvolvem muito mais”, alertou a professora.

Depois das experiências, o grupo de estudantes reuniu-se no Auditório, onde a Diretora Tânia Altíssimo apresentou os serviços prestados pela instituição e também as maneiras que as pessoas podem auxiliar a APAE.

Foram destacadas três maneiras de ajudar: o SOS APAE, onde as pessoas podem se tornar sócias da instituição e doar 3% do salário mínimo mensalmente, participando de sorteios; pela destinação do Imposto de Renda, para pessoas físicas e jurídicas e também por meio do Programa Nota Fiscal Gaúcha (www. nfg.sefaz.rs.gov.br). 

n2371 1

n2371 2

n2371 1