A professora do Curso de Engenharia Química da FAHOR, Janice Francesquett, doutora em Química, apresentou na última semana, o trabalho sobre “Análise de componentes principais na avaliação parcial da qualidade da água dos Lajeados da Cidade de Horizontina-RS”, elaborado por estudantes e professores dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Engenharia Química, a partir da pesquisa realizada para diagnosticar a qualidade da água dos rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Município.

O trabalho foi apresentado na 4ª Escola de Inverno de Quimiometria, de 20 a 23 de agosto de 2019 no  Centro Cultural da UFRGS.  A Escola de Inverno de Quimiometria (EIQ), é um evento bienal que vem ocorrendo desde 2013 e vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de Quimiometria a nível nacional.

 A quimiometria é a aplicação de métodos estatísticos ou matemáticos em dados de origem química. Trata-se de uma área da Química extremamente difundida nos dias atuais, e muito útil para extrair informações dos mais variados sistemas químicos. Além da pesquisa básica, a indústria utiliza a análise multivariada para otimizar seus processos e, nesse contexto, esta área é de extrema importância principalmente nos cursos de Engenharia Química e de Alimentos. 

n2373