O Inova RS é uma nova proposta do então governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, envolvendo também outras autoridades e entidades. A apresentação do programa coloca o INOVA RS  como uma proposta que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação e, para isso está sendo lançado em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

O evento marco zero na Região Noroeste e missões foi realizado no dia 6 de novembro, na ACISAP, em Santa Rosa. As Instituições de Ensino Superior também possuem representatividade no programa e, o vice-diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume, enquanto representante da Comissão Setorial das Instituições de Ensino Superior do COREDE Fronteira Noroeste, participou deste momento marcante para o estado.

Blume representa cinco instituições da região: FAHOR, SETREM, FEMA, Unijuí e IFF. Em sua fala, destacou várias iniciativas das IES da região, com destaque às incubadoras tecnológicas e de novos negócios. “As Instituições de Ensino Superior criadas pela região entendem que estão bastante alinhadas, relativamente preparadas e muitíssimo dispostas a contribuir de todas as formas que puderem aos propósitos do Inova RS", destacou o vice-diretor da FAHOR.

n2433