Na noite do dia 24 de outubro, segunda-feira, teve início a I SIEF – Semana Internacional das Engenharias da FAHOR. O saguão do prédio principal do Campus Arnoldo Schneider ficou lotado de acadêmicos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e convidados do Curso de Ciências Econômicas, bem como autoridades, profissionais e convidados que prestigiaram a abertura do evento.

A palestra de abertura foi proferida por Odacir Klein, atual presidente da UBRABIO – União Brasileira de Biodiesel que abordou o tema: "Biodiesel– Produção de alimentos, inclusão social e renda", trazendo dados atuais sobre os reais benefícios desta produção para a economia brasileira e para a população de modo geral, entre outros destaques.

O evento teve sequência com apresentação da Orquestra Jovem Horizontina e encerrou com uma apresentação da usabilidade do software SolidWorks versão 2012, realizada pelo técnico da empresa SKA de São Leopoldo, Gabriel Knob Caetano.

De acordo com o Professor Anderson Dal Molin, coordenador geral da I SIEF, "a primeira noite do evento superou as expectativas em relação ao número de participantes e serviu de motivação para que as demais atividades da semana tenham o mesmo aproveitamento".

Para o Vice-Diretor César Mantovani, "a SIEF representa uma oportunidade de trazer para dentro da faculdade discussões atuais de interesse comum aos acadêmicos das Engenharias e áreas afins, abrangendo também interesses de profissionais já formados, atuantes nas áreas".

A programação da I SIEF segue até 28 de outubro, com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos como artigos e pôsteres, além do Fórum do Empreendedorismo que acontece no dia 27, quinta-feira, no período da noite. Todas as atividades estão concentradas no Campus da FAHOR.