A parceria entre Governo Municipal e FAHOR para realização de estudos e projetos técnicos para o desenvolvimento do município, na última semana, apresentou mais dois ótimos resultados. Os professores Joel Tauchen e Anderson Dalmolin juntamente com os acadêmicos Guilherme Ferrari e Mathias Fernando Deves entregaram oficialmente ao prefeito dois projetos de diagnóstico para a manutenção preventinva de máquinas da Secretaria Municipal de Obras, e de gestão da manutenção dos condomínios rurais de Horizontina.

O Professor Joel destacou o compromisso da faculdade com a comunidade horizontinense por meio desta parceria, explicando que os projetos entregues oferecem riqueza de dados para facilitar a tomada de decisões do Governo Municipal bem como sugestões de melhorias para gerenciar ainda melhor os objetos de estudo. "Os alunos do curso de Engenharia de Produção desenvolveram estes dois projetos a partir da dificuldade do parque de máquinas da prefeitura com a manutenção em função dos custos e tamanho das máquinas, bem como da necessidade de gerir os equipamentos dos condomínios rurais. Uma das máquina analisadas, por exemplo, no trabalho do aluno Mathias, nos últimos quatro anos, ficou cerca de 10% indisponível para o trabalho em virtude dos consertos necessários, principalmente porque, em função da burocracia, todos os consertos acima de mil reais necessitam de licitação. Assim, sugere-se que haja uma manteunçao preventiva, mudando o sistema de gestão desses equipamentos, com redução significativa de parada de máquinas, aumento de sua vida útil e redução de gastos", explica o professor.

Já o acadêmico Guilherme Ferrari desenvolveu uma proposta de modelo de gestão para manutenão das associações agrícolas. Ele explica que o trabalho se baseou na necessidade da manteunção preventiva nos equipamentos que são cedidos às associações em regime de comodato e devem ser devolvidos ao governo municipal em condições de uso. "Propomos uma planilha para gerenciar o trabalho dos equipamentos na qual constam cálculos e diversas informações que facilitam a gestão. Hoje em dia tudo precisa ser gerenciado para ser viável, e isso era falho nas associações. Assim, de forma fácil, mas séria e responsável, os produtores têm em mãos tudo o que precisam para cuidar bem e gerir os equipamentos". O Professor Joel Tauchen afirmou ainda que a a tendência é dar sequência a estes projetos no próximo ano.

Danusa Widz
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal Horizontina