A semana da Pátria costuma ser marcada na cidade de Horizontina por um desfile no qual as escolas e entidades representativas do Município apresentam-se perante o público mostrando suas potencialidades e assim prestando reverência a Pátria mãe.

Neste ano, além de desfilar, a FAHOR foi responsável pela elaboração do slogan da Semana da Pátria: “A cidadania se conquista pelo cumprimento dos deveres e o exercício pleno dos direitos, sua essência é a esperança que temos num Brasil cada vez melhor”. 

Durante solenidade de abertura da Semana da Pátria, realizada no dia 01 de setembro, a Faculdade Horizontina recebeu os agradecimentos oficiais dos organizadores da Semana da Pátria pela elaboração do slogan. Das mãos da Secretária Municipal de Educação Eloísa Dürks, o coordenador do curso de Engenharia Mecânica Cesar Mantovani recebeu um livro para marcar a ocasião.

No dia 7 de setembro, acompanhando o desfile do Colégio Frederico Jorge Logemann, os acadêmicos da FAHOR demonstraram na avenida o seu civismo. Perfilados, desfilaram pela rua Uruguai recebendo os aplausos da comunidade Horizontinense.