O Comunicador Lasier Martins, da Rádio Gaúcha – Grupo RBS esteve em Horizontina no dia 29 de maio, quando aconteceu o evento "Debates do Rio Grande", que promovido pela emissora em cidades do interior do estado.

O Professor Cesar Mantovani - Vice Diretor da FAHOR e Coordenador do Departamento de Desenvolvimento da ACIAP- Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Horizontina foi um dos debatedores, juntamente com, o Professor Pedro Bütembender, Presidente do COREDE Fronteira Noroeste, José Muñoz Garcia - Empresário do setor Metal-mecânico, Presidente da ACISAP e fundador da Agência de Desenvolvimento de Santa Rosa e Kleryston Segatt, presidente da ACIAP.

Cerca de 400 pessoas participaram do evento, sendo que a maioria do público foi composta por estudantes da FAHOR, professores e funcionários da FAHOR e CFJL, além de autoridades locais, representantes de entidades e empresas locais e comunidade em geral.

Na ocasião foram discutidos alguns assuntos referentes a atual situação do município em relação à educação, saúde e alguns aspectos econômicos e sociais, potencialidades e oportunidades para o desenvolvimento. O Debate foi promovido pela Rádio Gaúcha em parceria com a Rádio Vera Cruz de Horizontina, que transmitiu ao vivo.