A curiosidade sobre o funcionamento e a finalidade de uma roda d'água levou as estudantes Juliana Alberti, Daiane Hammes e Cláudia Ribeiro, que cursam Engenharia de Produção na FAHOR, a desenvolver um estudo de caso.

O trabalho integra as atividades da disciplina de Física I, ministrada pela Professora Carla B. Spohr, cujo objetivo era realizar um estudo de caso utilizando os princípios da Física no cotidiano e apresentá-lo em sala de aula. A partir do tema escolhido pelas alunas, a proposta das mesmas foi definida com o propósito de compreender o funcionamento das rodas d´água, comparar suas finalidades, conhecer suas potencialidades, vantagens e desvantagens.

Para observar o funcionamento do objeto de estudo na prática, as alunas realizaram no dia 15 de novembro, uma visita técnica à Serraria Ceretta, no interior do município de Tucunduva, onde uma roda d'água ainda se conserva no local. "A roda era utilizada para mover as engrenagens da serraria e devido aos estragos causados pelo tempo de uso, já não está mais em funcionamento" conta a aluna Juliana Alberti.

Em outra propriedade, as alunas também observaram outro tipo de roda d'água, a qual ainda está funcionando. "Esta roda está sendo usada ainda para bombear água da vertente até a casa de agricultores em Esquina Tucunduva", destaca Juliana. O trabalho completo, com as informações coletadas e observadas pelas estudantes será apresentado na próxima semana, durante as aulas de Física I.