A área de pesquisa da Faculdade Horizontina, para esse início do ano de 2005, tem a destacar dois projetos de pesquisa em andamento, ambos desenvolvidos em parceria com outras instituições de ensino, privadas e governamentais.

Um dos projetos, intitulado “Contextualização da realidade e identificação das expectativas e desafios regionais, com vistas ao planejamento estratégico do desenvolvimento da região Fronteira Noroeste/RS”, vem sendo desenvolvido em parceria com outras instituições de Ensino Superior da região: UNIJUI, SETREM e FEMA. O projeto, apoiado financeiramente pela FAPERGS, com recursos do Processo de Participação Popular - PPP, conta com o acompanhamento do Conselho Regional de Desenvolvimento – COREDE e deve estar concluído em dezembro de 2005.

O projeto, que vem sendo coordenado pelo professor Valdir Roque Dallabrida, conta com a participação na equipe de pesquisa ainda com os professores Aloísio Immich, Cesar Antônio Mantovani, Claudio Edilberto Höfler, Edemar Rotta, Jorge Antônio Rambo, Pedro Luis Büttenbender e Romualdo Kohler.

Dentre as principais atividades a serem realizadas durante o ano de 2005 prevê-se: a elaboração de um pré-diagnóstico sócio-econômico-ambiental regional considerando as informações básicas existentes; a identificação e sistematização das principais expectativas manifestadas pela população regional sobre o desenvolvimento a partir da consulta aos documentos que registraram experiências recentes de planejamento; a realização de uma pesquisa de opinião nos agrupamentos representativos da sociedade regional buscando sua manifestação sobre o futuro desejado; a estruturação de um prognóstico das tendências e desafios regionais para o desenvolvimento, para apresentar, por fim, uma proposta de planejamento estratégico da Região Fronteira Noroeste.

Outro trabalho de pesquisa que vem sendo trabalhado pela FAHOR é o projeto intitulado “Sistema de pintura por eletrodeposição a base de água”, projeto esse que está sendo construído graças a uma parceria que envolve, além da Faculdade Horizontina, a empresa Gilone Móveis Ltda. e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

O projeto, coordenado pelo professor Cesar Antônio Mantovani, conta também na equipe de pesquisa com os professores Darciane Kerkhoff, Moacir Eckhardt, Valmir Beck e Vanderlei Eckhardt. O mesmo deverá ser realizado em duas fases, tendo como principal objetivo a viabilização de um novo sistema de pintura que seja adequado aos produtos do ramo metal-mecânico fabricante de componentes para indústrias de máquinas e implementos agrícolas.

Ambos, os projetos, são uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de novos conhecimentos nas áreas focalizadas, ao mesmo tempo em que oportunizam aos alunos de graduação selecionados, a possibilidade de participarem de algo novo, extra-classe, importante para suas formações. Participam como bolsistas, do primeiro projeto o estudante Marcelo Carpenedo e, do segundo, o estudante Alexander Nagel.