O ensino profissionalizante oferecido pelo Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann tem como objetivo a formação de profissionais qualificados e comprometidos. O mercado de trabalho cada vez mais procura profissionais qualificados e por isso, o ensino profissionalizante é uma oportunidade para os jovens interessados em começar a construir sua carreira profissional.

Na região noroeste do RS, há necessidade cada vez mais de profissionais para atuarem nas áreas do comércio, serviços e principalmente na indústria. "Sempre recebemos anúncios de vagas de empresas de Horizontina e de municípios vizinho solicitando estudantes de nível técnico e encaminhamos muitos para seu primeiro emprego" destaca o Diretor Sedelmo Desbessel.

Atualmente, três cursos técnicos são ministrados no CFJL: Técnico em Contabilidade (duração de um ano), Técnico em Informática (duração de um ano e meio) e Técnico em Mecânica (duração de dois anos).

No atual formato de ensino profissionalizante, as aulas dos cursos de Contabilidade e Informática são ministradas no CFJL, unidade Centro, onde também acontecem as aulas do ensino fundamental, médio e também onde funciona o Curso de Ciências Econômicas da FAHOR. Já o Curso Técnico em Mecânica, tem grande parte das aulas realizadas no Campus Arnoldo Schneider, onde são utilizados equipamentos e laboratórios do Curso Superior de Engenharia Mecânica da FAHOR.

A parceria que já vem acontecendo entre o CFJL e a FAHOR na oferta destes cursos será ampliada em 2013. A proposta das instituições é oportunizar a utilização da infraestrutura disponível no Campus da FAHOR – laboratórios, salas de aula e biblioteca – e também integrar o corpo docente das duas instituições.