Um grupo de alunos do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR realizou uma pesquisa com o objetivo de conhecer a intenção de compra dos consumidores de Horizontina para a páscoa de 2013.

A pesquisa foi coordenada pela professora Vonia Engel, aplicada na comunidade de Horizontina e contou com a participação dos acadêmicos do curso na disciplina de Microeconomia I. Os questionários foram aplicados entre os dias 25 de fevereiro e 12 de março de 2013, e foram pesquisados 198 consumidores.

Do público pesquisado, 56% é do sexo feminino e 44% masculino. Quanto à renda a pesquisa apontou que 47% ganham entre um e três salários mínimos, 23% ganham entre três e cinco salários mínimos. Os consumidores foram perguntados sobre qual a cidade na qual irão efetuar suas compras e 84% respondeu que esta será Horizontina.

Os entrevistados responderam sobre fatores que influenciam na decisão de suas compras para a Páscoa e 39% apontaram o preço como principal fator, seguido por qualidade e marca do produto apontado por 27% dos pesquisados e o atendimento citado por 17% desses consumidores.

A Páscoa é uma data festiva associada a chocolates e nesse aspecto os consumidores reforçaram essa ideia, pois 40% responderam que irão presentear com chocolates, enquanto 30% afirmaram que irão presentear com vestuário.

No que se refere à quantidade de presentes que pretendem comprar 23% dos consumidores responderam três presentes e 19% pretendem comprar dois presentes. Quanto ao valor desses presentes, 32% pretendem gastar entre R$ 50,00 e R$ 100,00 e 27% até R$ 50,00.

A professora Vonia Engel ressalta que essa pesquisa é parte integrante de um Projeto de Iniciação Científica desenvolvido no curso de Ciências Econômicas da Fahor, o qual busca conhecer as intenções de compra dos consumidores em datas festivas no município de Horizontina. E no caso da disciplina de Microeconomia I permite aos acadêmicos uma atividade prática relacionada a temas estudados em aula como comportamento e preferências do consumidor, restrição orçamentaria.