Os acadêmicos da turma de Engenharia Mecânica de 2002, na disciplina de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo Professor Joel Tauchen iniciaram as discussões para definição de uma Política Ambiental para a FAHOR. Essa Política faz parte do Projeto Ecocampus cujo foco principal é a implantação de um SGA - Sistema de Gestão Ambiental no Campus Arnoldo Schneider. Nesse sentido, a participação dos acadêmicos é importante e, das Políticas Ambientais sugeridas serão escolhidas duas e encaminhadas para o Grupo de Implantação da Gestão Ambiental. Seguem as Políticas Ambientais desenvolvidas por cada Grupo:

A FAHOR – Faculdade Horizontina, destinada a promover a formação e qualificação de profissionais éticos com visão crítica, interativa e empreendedora em um contexto globalizado, busca através do seu Sistema de Gestão Ambiental promover a vivência em um ambiente preparado, incentivando a conscientização ambiental de seus estudantes, funcionários, fornecedores e comunidade onde está inserida, obedecendo a legislação ambiental, almejando a melhoria contínua e o desenvolvimento sustentável de seu campus.

A política ambiental da FAHOR visa estar em conformidade com a legislação, atendendo aos requisitos de controle em relação às atividades desenvolvidas que possam afetar o meio ambiente, otimizando o uso de recursos naturais e fazendo o reaproveitamento dos resíduos gerados no campus, promovendo a conscientização dos funcionários e alunos e comunidade para juntos estarem buscando a melhoria contínua do sistema e a sustentabilidade do campus. Além disso, tem por objetivos:

Incentivar o uso de tecnologias e pesquisa pelos alunos, voltados a otimização dos recursos naturais e reaproveitamento das atividades ligadas ao meio ambiente.

Promover o gerenciamento das atividades ligadas ao meio ambiente.

Promover fóruns para apresentação de trabalhos e apresentar idéias voltadas a conscientização da comunidade em relação ao meio ambiente.

Buscar parcerias com fornecedores que estejam engajados numa política de preservação ambiental.

Tornar o Sistema de Gestão Ambiental referência entre as Instituições de Ensino Superior no Brasil

Promover a sustentabilidade ambiental através da aplicação de conceitos tecnológicos disponíveis objetivando o gerenciamento dos resíduos gerados, dos recursos naturais disponíveis, como forma de manutenção do funcionamento do Sistema de Gestão Ambiental no campus, atendendo as normas e a legislação vigentes, contribuindo na formação de profissionais comprometidos com o meio ambiente.

A FAHOR – Faculdade Horizontina aplicando o Sistema de Gestão Ambiental em sua estrutura, busca agir pró-ativamente no sentido de promover e conscientizar seus acadêmicos, dos cuidados necessários para a conservação do meio ambiente e seus recursos, visando o desenvolvimento sustentável da faculdade e da comunidade, e dessa forma, contribuir para uma melhoria contínua do ecossistema local e global.

A FAHOR – Faculdade Horizontina, busca seu reconhecimento promovendo a educação superior com qualidade através de sua política ambiental que visa a conscientização e preservação do meio ambiente, inserindo o acadêmico na sociedade.

A Política Ambiental da FAHOR tem por objetivo primar pelo controle ambiental em toda a sua extensão, desde o início de sua edificação. Visa também, o processo de melhoria contínua de todo o sistema, ou seja, infra-estrutura, pessoas e gerenciamento dos recursos da faculdade, integrando todas as partes envolvidas em prol de uma Gestão Ambiental eficiente, beneficiando a instituição, a comunidade e todo o seu sistema de ensino.

Priorizar uma política que nos conduza a uma ciência ambiental, adotando medidas tanto de cunho filosófico como prático, para a sustentabilidade de todo o campus universitário, destacando a otimização da energia, conservação dos recursos naturais existentes, tratamento de efluentes, uso racional de produtos com potencial poluidor, engajando o corpo docente e discente, funcionários e a comunidade circundante de forma a buscar o desenvolvimento sustentável.