Aconteceu no dia 07 de junho, o 1º Seminário Pró-Desenvolvimento Ambiental promovido pelo Departamento de Cultura da FAHOR, juntamente com a empresa Resídua Soluções Ambientais e a Prefeitura Municipal de Horizontina.

O evento, que teve o apoio das empresas Econsulting, Renova, Mekal, Gut Transportes Ltda, Incocal, Multisolv Química, John Deere e Nalco, contou com a presença de empresários, professores e estudantes e demais interessados na questão ambiental.

Embora seja um fator de preocupação para todos os seres humanos, a questão ambiental está, a cada dia, mais atrelada ao crescimento das indústrias e à forma como estas são vistas pela opinião pública. Sendo assim, o Seminário pretendeu colocar em discussão temas relacionados à gestão ambiental nas indústrias buscando alternativas e mostrando soluções.

A abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades locais, como o Prefeito João de Oliveira Borges, o Vice-Diretor de Ensino da FAHOR, professor Cesar Antônio Mantovani, e o proprietário da empresa Resídua, Fabiano Gaertner, além dos palestrantes convidados.

A manhã esteve dedicada à realização de palestras sendo a primeira delas proferida pela representante da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) Engenheira Química Carmem Níquel que abordou o tema “O meio ambiente e a indústria”.

A segunda palestra, que também encerrou as atividades da manhã, foi proferida pelo coordenador do FINEP no RS Sr. Vanderlan Vasconcelos, que abordou o tema “fonte de fomento, instrumentos e critérios utilizados para aprovação, desenvolvimento e implementação de programas ambientais”.

À tarde, os participantes do I Seminário Pró-Desenvolvimento Ambiental, efetuaram uma visita técnica na Fábrica da John Deere Brasil – Horizontina, em especial a Central de armazenamento temporário de resíduos sólidos. Para finalizar o círculo de palestras, a Engenheira Química da John Deere, Claudia Saldanha palestrou sobre “o Sistema de Gestão Ambiental da John Deere Brasil”. Logo após os participantes receberam seus certificados de participação.

Espera-se que esse evento possa ser um marco inicial para outros eventos envolvendo a temática ambiental.