A partir do dia 29 de agosto de 2006, depois da assinatura do Diretor Sedelmo Desbessel e do Vice-diretor de Ensino Superior Cesar Antônio Mantovani, a iniciação científica desenvolvida pela Faculdade Horizontina passou a contar com um regulamento devidamente aprovado.

Esse regulamento tem por objetivo de orientar as iniciações científicas e também despertar vocações para as atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica de alunos de bom rendimento acadêmico em todas as áreas do conhecimento, contribuindo para a institucionalização da pesquisa através da criação de uma cultura de investigação científica.

Além de complementar a formação dos alunos de graduação, o projeto incentiva também a criação e institucionalização de grupos de pesquisa.

Passo seguinte, segundo o Vice-Diretor de Ensino Superior, será a nomeação da Comissão de Pesquisa pela Direção da FAHOR bem como a divulgação de Edital que definirá os primeiros critérios para inscrições no programa. Todos estão esperando com grande expectativa pela implementação do programa que estará contribuindo para a ampliação e disseminação do conhecimento.