Uma das maiores manifestações cívicas sem dúvida é o desfile do dia da Independência. Nele tem-se a oportunidade de demonstrar além do patriotismo o elevado espírito de cidadania. Foi com estes princípios que a FAHOR, mais uma vez fez-se presente do desfile de 07 de setembro, que se realiza a cada dois anos na cidade de Horizontina.

Integrados ao desfile do Colégio Frederico Jorge Logemann, professores, funcionários, e estudantes perfilaram-se em dois pelotões, o primeiro, acompanhado a turma do Jardim da Infância demonstrando a preocupação e ao mesmo tempo o empenho de encarar o ensino desde o berçário até a faculdade. O outro pelotão, formado pela Equipe Sinuelo da FAHOR, também desfilou apresentando-se e ao mesmo tempo divulgando os patrocinadores deste importante projeto.

O Projeto desenvolvido pela equipe Sinuelo, que é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção tem por objetivo principal participar das competições do MIni Baja promovido pela SAE Brasil. O projeto SAE Mini Baja é uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto, com todas as atividades que envolvem o mesmo, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A última competição, realizada em abril de 2006, reuniu 51 Universidades brasileiras e contou com a participação direta de mais de 600 estudantes de Engenharia.