X

NOTÍCIA

FAHOR realizou palestra de "Simulação numérica na gestão de produtos e processos"

Publicada em: 25/11/2016 | Assessoria de Comunicação FAHOR

A palestra foi realizada no dia 24 de novembro, no Campus da FAHOR, no prédio da Engenharia de Produção e com início às 20h. O palestrante foi Reinaldo Oliveira de São Paulo, que atua na multinacional alemã Magma do Brasil. Ele é mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, Diretor Adjunto e Coordenador da Comissão de Inovação e Tecnologia da Associação Brasileira de Fundição.

O palestrante explicou que ainda existe uma dificuldade de agregação das tecnologias de ponta, como a simulação numérica, no segmento de fundição tanto para ferro fundido quanto de alumínio nas mais diversas modalidades de processos. "Mesmo tendo uma característica de um ambiente mais rude, é um processo de extrema complexidade e as empresas que se utilizam destas tecnologias apresentam um diferencial frente ao mercado que este muito competitivo. Uma boa gestão desde o projeto é fundamental para sobrevivência das organizações em diferentes segmentos da manufatura", afirma Reinaldo Oliveira.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Sirnei Kach, "é muito importante o planejamento de produtos e processos através da simulação numérica com aporte de softwares específicos em função da necessidade de otimização de resultados". Além disso, a empresa Magma incentiva o contato direto entre as IES e empresas com projetos e palestras como essa. Falando em Indústria 4.0, esta tecnologia vem complementar e atuar diretamente no foco da gestão, nossa área do conhecimento na condição de engenheiros de produção, complementa Sirnei.

A simulação numérica aplicada favorece a definição de diversas variáveis facilitando a análise para tomada de decisão. O foco da apresentação será a aplicação numérica para análise de produtos em desenvolvimento, por consequência seus resultados irão afetar o processo. Além da verificação dos esforços e pontos frágeis, podem-se verificar ações de contenção antes da execução do produto final, evitando com isso gastos e desperdícios.

Busca

Newsletter

Aniversários