X

NOTÍCIA

Acadêmicos produzem sua primeira cerveja artesanal

Publicada em: 12/06/2017 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Os acadêmicos do curso de Engenharia de Alimentos da FAHOR fabricaram sua primeira cerveja artesanal do estilo Weissbier.

Os estudantes Deisy Gerhardt, Maria Eduarda Klein, Andressa Widz, Paula Stefanello e Rodrigo Lenz estão cursando a disciplina de Fundamentos de Engenharia, no primeiro semestre do curso e já estão envolvidos no projeto que envolve o conhecimento sobre os processos de fermentação na fabricação de alimentos e bebidas.

De acordo com a coordenadora do Curso, professora Claudia Verdum Viegas, em aproximadamente 20 dias a cerveja fabricada estará pronta para ser engarrafada. “Enquanto esperam o processo, os alunos estão preparando a apresentação que farão aos professores sobre o processo e o produto que fabricaram. No final do semestre, todos os grupos da disciplina farão uma apresentação de seus trabalhos e produtos, compartilhando aprendizado e experiências adquiridas”, destacou a professora.

A turma do 1º semestre está dividida em grupos e cada um desenvolve um trabalho para praticar o conhecimento obtido em sala de aula.


O tipo de cerveja Weissbier

O termo Weiss, em bom alemão, significa branco, que é a coloração natural das cervejas produzidas com esse cereal. Weissbier, portanto, significa cerveja branca e também remete ao uso do trigo na formulação da bebida.

A cerveja Weiss é uma receita tipicamente alemã elaborada com trigo, com graduação alcoólica de 5 a 6% e não filtradas, característica que permite a ação das leveduras adicionadas na bebida, mesmo após a sua saída da cervejaria para comercialização. Essa ação constante das leveduras produz um sabor único e frutado à grande maioria das Weiss, que geralmente remetem ao cravo, à banana, à maçã ou à mistura de várias frutas. Além disso, a presença das leveduras confere a bebida uma turvação característica, só encontrada nessas cervejas de trigo

Busca

Newsletter

Aniversários