X

NOTÍCIA

Professores da FAHOR vão apresentar estudo sobre uso de inteligência artificial no cultivo de alface

Publicada em: 28/07/2017 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Os professores do Curso de Controle e Automação da FAHOR, Cristiano Osinski e Cristiano Rosa dos Santos vão apresentar no mês de setembro, um artigo intitulado "Metodologia Fuzzy no Processo de Tomada de Decisão de um Sistema Automatizado em um Cultivo Hidropônico,” no 10º Simpósio Internacional de Ingeniería Industrial, em Oberá, que acontece entre os dias 27 e 29 de setembro de 2017, na Argentina.

O artigo apresenta resultados de um estudo de caso em uma plantação de alface cultivada por hidroponia. De acordo com os professores, a lógica Fuzzy é uma técnica de Inteligência Artificial e tem sido reconhecida como mais uma ferramenta para engenharia, utilizada no controle industrial. “Hoje ela é elemento fundamental em diversos sistemas, sendo considerada uma técnica de excelência no universo computacional. Possui também enorme aceitação na área de controle de processos. O conceito Fuzzy pode ser entendido como uma situação em que não é possível responder simplesmente "sim" ou "não". Mesmo conhecendo as informações necessárias sobre a situação, dizer algo entre "sim" e "não", como "talvez" ou "quase", torna-se mais apropriado”, explicam os professores.

Cristiano Osinski relata que o sistema de modelagem e controle baseado em Lógica Fuzzy foi implantado em uma plantação de alface por hidroponia, já existente. Após os testes realizados, o sistema mostrou-se vantajoso em relação ao cultivo manual. “Quando se utiliza um sistema de controle Fuzzy atinge-se o ponto de máxima certeza na dosagem correta dos nutrientes na plantação de hidropônicos. O modelo utilizado permite o monitoramento de três variáveis: temperatura do ambiente, pH da água e condutividade elétrica da água. Com a utilização deste sistema, procura-se diminuir a intervenção humana na coleta de dados e no manejo do cultivo hidropônico, reduzindo os trabalhos repetitivos e os erros que normalmente acompanham estas atividades”, explicou Osinski. Quanto ao processo de tomada de decisão, a lógica Fuzzy tem sido aplicada justamente porque é capaz de gerenciar o raciocínio complexo intrínseco a essas áreas de aplicação.

O sucesso atualmente reconhecido em aplicações industriais tem comprovado sua utilização como mais uma ferramenta (ou tecnologia) para a resolução de problemas de engenharia de controle e industrial, manufatura, manutenção, comunicação homem-máquina e em sistemas de tomadas de decisão.

Busca

Newsletter

Aniversários