X

NOTÍCIA

Turma do MBA em Gestão Empresarial constrói domos geodésicos para desenvolver habilidades

Publicada em: 24/11/2017 | Assessoria de Comunicação FAHOR

A Engenheira Industrial, Mestre em Engenharia de Produção e Certificada PMP pelo Project Management Institute (PMI), Mariela Haidee Aranda ministrou Curso de Qualificação em Gestão de Projetos no MBA em Gestão Empresarial, realizado pela FAHOR.

O objetivo do Curso de Qualificação, ofertado em conjunto com a disciplina do MBA é proporcionar aos profissionais e empresários os conhecimentos fundamentais para aplicar a gestão de projetos no contexto organizacional através do estudo dos principais processos e ações gerenciais necessários ao desenvolvimento de um projeto.

A Gestão de Projetos é uma ferramenta de gestão empresarial de grande importância, pois auxilia na operacionalização da estratégia da organização. E o que significa isto?

A engenheira industrial e mestre em Engenharia de Produção diz que a gestão auxilia a empresa a cumprir os objetivos através dos quais ela se manterá sólida e sustentável no mercado. “Mas a gestão de projetos é mais do que isso. Um sistema de gestão de projetos bem executado, nos ajuda a organizar e priorizar recursos humanos e materiais para obter maior eficiência operacional, nos ajuda a ser mais produtivos e ter melhores resultados. O gerente de projetos necessita focar seus esforços nos projetos que são estratégicos para a organização, assim, suas entregas serão mais eficientes, podendo concluir os projetos no prazo, com os recursos planejados”, destacou.

Para auxiliar na identificação e desenvolvimento de habilidades, Mariela desafiou o grupo de estudantes a construir uma estrutura mecânica chamada domo geodésico. “Um projeto precisa de objetivos, estratégias, mas também de uma equipe, e recursos, onde muitas vezes são limitados. Nessa proposta eles receberam orientações básicas, tiveram que trabalhar com o princípio de restrições, escopo e também ensinaram habilidades uns para os outros. O objetivo é fazer uma integração do time, uma análise dos perfis da equipe, utilizar os recursos de forma consciente, se comunicar e liderar de acordo com as situações que aparecem. É uma técnica que pode ser aplicada em várias áreas, além da engenharia e marketing, onde precisa desenvolver o trabalho em equipe, colaborativo.

Quem é líder, não necessariamente é um técnico, o mais importante é saber e conseguir gerenciar pessoas. Muitas vezes, um projeto exige mais que um conhecimento técnico, exige um perfil de liderança que consiga gerenciar as pessoas, e evitar conflitos, para que a comunicação seja a mais perfeita possível, e alcançar o sucesso da tarefa ou do projeto”, comentou Mariela.

Busca

Newsletter

Aniversários